Seguidores

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Endometriose















Olá meninas!

Hoje vamos tratar de um assunto um tanto quanto doloroso para a maioria das mulheres portadores de endometriose.

Você sabe o que é endometriose?
Bom, essa enfermidades acomete mulheres em idade reprodutiva, causando dores abdominais, infertilidade entre outras diversas complicações.

A endometriose consiste em endometrios em locais fora do útero, falando mais grosseiramente, os endometrios são bolhas de sangue que se alimentam do mesmo durante o período mestrual, ou seja, quando a mulher está no seu ciclo, ela perde sangue, quando este é em quantidade muito elevada ele não é espelido totalmente de dentro do corpo da mulhar, formando assim essa bolhas.
Essas bolhas (endometrios) situam-se na camada interna do útero e todo mês ele é renovado (durando o período menstrual).

Sabe-se que a endomentriose existe, mas suas causas ainda são um mistérios para a medicina, pois para muitos, ela seria uma doença genética o que não ficou ainda comprovado.

Quais os sintomas da endometriose?
Muitas mulheres apresentam um quadro com fortes dores abdominais (cólicas intensas) durante o período mestrual, também são relatadas dores durante a relação sexual, infertilidade, cólicas intestinas com sangramento durante a evacuação.

Como é feito o diagnóstico?
Quando existe a suspeita de endometriose, muitos exames são realizados, desde exames laboratoriais (dosagem de hormônios), como ultrasson transvaginal, vídeo laparoscopia, e quando suspeita-se de endometriose no intestino é solicitada a vídeo colonoscopia.

Existe tratamento para curar a endometriose?
Não, o que existe são tratamentos para amenizar os sintomas. Os tratamentos vão variar de paciente para paciente, pois a endometriose atinge vários graus, que irão variar do grau I (leve) até o mais severo VI (neste caso muitas vezes é preciso retirar o útero e os ovários), pois a endometriose quando não tratada pode vir ocasionar sérios riscos a sua saúde, podendo mais tarde desevolver um câncer do endométrio.

Portanto, se você suspeita de endometriose, procure um médico, somente ele poderá fazer uma avaliação do grau da doença e o tipo de tratamento mais adequado, pois cada caso...é um caso.

Sou portadora de endometriose, descobri a doença há mais ou menos 11 anos, meu único sintoma era a infertilidade. Até que um dia, senti fortes cólicas intestinais, e após vários exames ficou comprovado que a endo havia atingido também o intestino. Fiz alguns tratamentos, e hoje, não sinto dores, não tenho cólicas, sigo uma vida normal. Apenas realizando exames de controle, pois o tratamento pode limitar o avanço da doença, porém reverter é quase impossível.

Dúvidas, perguntas, sugestões e críticas serão respondidas atravéz de comentários no Blog.
Fiquem a vontade e participem!
Beijin estaladin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário